Neste tutorial supersônico vamos fazer a aprender como configurar corretamente o nome de um servidor ou estação de trabalho rodando qualquer distribuição do Linux. A configuração correta do FQDN pode evitar vários problemas e comportamentos inesperados das aplicações além de ser uma ótima prática de administração de servidores. Além disso, o estabelecimento de um padrão de nomes coeso ajuda a deixar tudo muito mais organizado.
O FQDN é a abreviação de Fully Qualified Domain Name ou Nome de Domínio Completamente Qualificado em tradução livre. Basicamente ele é composto pela junção do nome do host mais um domínio de segundo nível e um domínio de nível superior. O seu objetivo é o de permitir a localização exata de um dado computador em uma árvore hierárquica do DNS. Caso queira saber mais sobre FQDN clique aqui. Abaixo alguns exemplos de FQDN :
Hostname: app-server-001
DNS: quickwinsit.com
FQDN: app-server-001.quickwinsit.com
Hostname: ldap-server-001
DNS: users.quickwinsit.com
FQDN: ldap-server-001.users.quickwinsit.com
Para exemplificar como a configuração é feita vamos imaginar que acabamos de clonar uma VM de um template e vamos realizar as primeiras configurações. Primeiro precisamos configurar um IP Fixo, para isso clique aqui e acesse um outro tutorial que explica como fazer e depois volte aqui para continuar.
Depois de configurado o IP vamos nos logar e renomear este novo servidor de template_1 para dns-server-001. No nosso exemplo esse servidor pertencerá ao domínio lab.int e o seu endereço IP será o 10.0.10.15.
Se logue no servidor template_1 e depois rode o seguinte comando:
sudo resolvectl set-hostname dns-server-001
Note que você não deve colocar o sufixo lab.int, somente o nome do servidor.
Agora edite o arquivo /etc/hosts e remova a linha abaixo caso esteja usando um IP Fixo:
127.0.1.1 template_1.localdomain template_1
Agora adicione a linha destacada abaixo e salve o arquivo.
127.0.0.1 localhost
10.0.10.15 dns-server-001.lab.int dns-server-001
# The following lines are desirable for IPv6 capable hosts
::1 localhost ip6-localhost ip6-loopback
ff02::1 ip6-allnodes
ff02::2 ip6-allrouters
Caso o seu IP seja dinâmico altere a linha do passo anterior para ficar dessa forma e depois de alterado salve o arquivo.
127.0.1.1 dns-server-001.lab.int dns-server-001
Pronto! Depois de realizado essas alterações é só reiniciar o servidor e você verá que agora ele estará com o novo nome.
Tranquilo né?!
1 comentário Adicione o seu