Como desabilitar IPV6 no Debian 11

As vezes durante um troubleshooting precisamos realizar algumas ações para simplificar o ambiente temporariamente para permitir o diagnóstico do problema. No caso do IPV6 existem situações em que queremos deixá-lo desabilitado onde não há justificativa para o seu uso, como um Home Lab por exemplo. Neste tutorial super sônico você irá aprender como desabilitar o IPV6 de um servidor que esteja rodando o Debian 11.

Desabilitando temporariamente

Para desabilitar o IPV6 somente para a sua sessão atual execute os comandos abaixo:

sudo sysctl -w net.ipv6.conf.all.disable_ipv6=0
sudo sysctl -w net.ipv6.conf.default.disable_ipv6=0
sudo sysctl -p

Desabilitando permanentemente

Crie um arquivo no diretório /etc/sysctl.d seguindo o padrão de numeral de sequencia de execução e seu objetivo. Como se trata de uma localização de configuração do sistema e, por este motivo, protegida lembre-se de usar o sudo. Para esse exemplo o nome do arquivo será o 99-disable-ipv6.conf com o conteúdo abaixo:

# /etc/sysctl.d/99-disable-ipv6
net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1

Agora é só reiniciar o servidor e pronto, o IPV6 estará desabilitado.

Pontos de Atenção

Você provavelmente percebeu que fazendo da forma descrita acima todos os adaptadores de rede terão o IPV6 desabilitado e isso pode não ser bem o que se deseja ou precisa. A boa notícia é que é possível desabilitar o IPV6 para um ou mais adaptadores de rede. Imagine que você tenha um servidor com 4 placas de rede e quer fazer alguns testes com somente uma delas. Assim como no exemplo anterior você vai poder fazer para a sua sessão atual ou de forma definitiva.

Desabilitando IPV6 para uma interface de rede temporariamente

Vamos tomar como exemplo que a interface de rede específica que queremos desabilitar o IPV6 temporariamente será a enp0s3, para isso execute os comandos abaixo et voilà :

sudo sysctl -w net.ipv6.conf.enp0s3.disable_ipv6=0
sudo sysctl -p

Desabilitando IPV6 para uma interface de rede definitivamente

Novamente vamos tomar como exemplo a interface de rede enp0s3. Crie um arquivo no diretório /etc/sysctl.d seguindo o padrão de numeral de sequencia de execução e seu objetivo. Como se trata de uma localização de configuração do sistema e, por este motivo, protegida lembre-se de usar o sudo. Para esse exemplo o nome do arquivo será o 99-disable-ipv6.conf com o conteúdo abaixo:

# /etc/sysctl.d/99-disable-ipv6
net.ipv6.conf.enp3s0.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1

Conclusão

Não falei que seria super sônico? Aqui você viu como é bem fácil desabilitar o protocolo IPV6 em servidores Debian e ainda como desabilitar somente para alguma interface de rede em específico. Bem tranquilo fazer essa configuração né não?! Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s